quinta-feira, 28 de junho de 2012

"Maluf tá podendo muito"

Do BLOG 247

Maluf tá podendo muito


Para quem o imaginava aposentado, o deputado Paulo Maluf voltou a ser um protagonista da política nacional; depois de negociar seu apoio a Fernando Haddad, ele foi decisivo na costura de alianças que vão de Manaus, com Rebecca Garcia, a Porto Alegre, com Manuela Dávila, e passam por Recife, com Humberto Costa; haja Romanée Conti.
247

“Dr. Paulo”, como seus amigos o chamam, foi um dos poucos políticos na história do País capazes de gerar um sufixo. Seu “ismo” particular, o malufismo, se transformou em sinônimo de desfaçatez com o estilo “rouba, mas faz”.

Amigo dos generais, Maluf foi governador biônico de São Paulo, sonhou com a presidência da República, na disputa contra Tancredo Neves, e depois obteve algumas vitórias importantes, elegendo-se prefeito de São Paulo e, depois, fazendo seu sucessor, com Celso Pitta. Ali, no entanto, começou sua derrocada.
Com o fiasco da gestão Pitta, Maluf só afundou, perdeu todas as eleições seguintes, passou uma temporada na prisão e depois voltou ao Congresso Nacional apenas para reconquistar o foro privilegiado.
Imaginava-se que, em Brasília, como um entre 503 deputados, ele prepararia sua aposentadoria política. Que nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário