quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O debate político dos candidatos de SRN



Ocorreu hoje, 13, o debate político na TV MEIO  NORTE envolvendo os candidatos a prefeito de São Raimundo Nonato. Travou-se ali, pelo menos se tentou, um debate com os prefeitáveis.

O formato do debate não ajuda muito: poucos confrontos, pouco espaço para aprofundamento de idéias e propostas.

Sei, caro leitor, que idéias mais profundas são coisas raras. Se nem presidenciáveis têm idéias e soluções para problemas complexos, imagine candidatos a prefeito de uma diminuta cidade do interior do Piauí.

Mas, fica o registro, afinal faz-se necessário cobrar dos que pretendem gerenciar um orçamento nada modesto, que a cidade dispõe, um mínimo de raciocínio lógico sobre temas importante para a vida em sociedade.

Destaque para a frieza do ex-prefeito Avelar Ferreira e a boa postura de Iran Morais, candidato do PCdoB. Aquele, experiente e irônico; este, centrado e com boa desenvoltura com as  câmaras.  

Péricles Filho, para um iniciante, e jovem, não fez feio, embora ainda longe de um perfil mais condizente com a importância de uma candidatura a prefeito de uma cidade do porte de São Raimundo ( isso não implica dizer que os outros candidatos têm perfil para tanto. Absolutamente).

Beto Macedo, inicialmente desconfortável, melhorou no final. Ganhou mais confiança. Foi muito atacado pelo ex-prefeito Avelar Ferreira. Ferreira não poupou críticas ao candidato apoiado pelo governador do estado e pelo prefeito Herculano.

Usou o fato de Beto ter sido seu  Secretário, tentando responsabilizar ele pelas as ações e omissões do ex-prefeito, no campo da infra-estrutura. Foi pronto para confrontá-lo. Preferiu o ataque à defesa. Embora tenha sido alfinetado pelos candidatos Péricles Filho e Iran Morais.

Beto poderia ter emparedado o ex-prefeito Avelar Ferreira sobre temas delicadíssimos, a saber: o problema dos alunos fantasmas ( há uma ação na Justiça Federal tramitando);  o julgamento do registro de candidatura dele, que ainda está em curso, em Brasília, a quantidade de cheques-sem-fundo, como consta no julgamento de prestação de contas do TCE, enfim...vários outros temas que poderiam levar alguma instabilidade à postura do ex-prefeito.  

De qualquer forma, aconteceu o debate e o povo de SRN teve a oportunidade de apreciar seus candidatos em confronto ao vivo e a cores, sob a batuta do experiente jornalista Silas Freire.

Não acredito que tenha influenciado a ponto de mudar rumos e influenciar nos percentuais que cada um tem, até agora, nas pesquisas que apuram a preferência do eleitorado.

Mas fica o registro histórico desse fato político que até então não tinha ocorrido nas campanhas eleitorais de São Raimundo Nonato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário