quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um olhar sobre os números de SRN


Um olhar sobre os números de SRN 


AVELAR FERREIRA

Um olhar sobre a última pesquisa de intenção de voto em SRN pode nos levar a algumas conclusões.

Evidente que a análise dos números deve ser feita tendo por base levantamentos anteriores do mesmo instituto. Só assim se pode, com mais proximidade da realidade, traçar cenários e antever outros. De qualquer forma, os números isolados falam.

O percentual do ex-prefeito Avelar Ferreira – 43, 33%- é alto. Faltando pouco mais de quinze dias para as eleições, chegar nesse patamar é motivo para comemorar, evidente.

O único ponto a ser questionado é: é o teto, ou pode avançar mais. Esse percentual já é produto de uma queda, pois se apontava percentuais acima de 50% ou realmente era fantasioso este cenário de mais da metade das intenções de voto.

Perguntas que só poderiam ser respondidas com uma série de pesquisas do mesmo instituto. Como não as temos, fica difícil apontar se se trata de um fenômeno de estagnação e esgotamento. Ou se é possível crescer. Não sabemos.

Registre-se, no entanto, que figuras tidas como adversárias históricas declararam voto ao ex-prefeito Avelar Ferreira, recentemente. Alguns nomes surpreendem. Isso é um ponto positivo.

BETO MACEDO

Não há dúvidas que os 35, 67% obtidos pelo candidato Beto Macedo é surpreendente. Nas outras pesquisas Beto não chegava a 10%.  De repente, numa arrancada impressionante, Beto começou a se aproximar do líder (lembrando que os números anteriores do atual vice-prefeito foram publicados por outros institutos).

O que teria acontecido. Que fatos levaram a isso. Várias suposições:
·         
     Apoio do atual prefeito Herculano e sua desenvoltura no palanque.
·      Confronto direto do atual prefeito com o ex-prefeito, trazendo à tona diversas denúncias graves sobre o período em que o ex-prefeito governou a cidade.
·         
     Intensificação da campanha. Beto teria se movimentado mais, criando as condições de crescimento.
·         
     Problemas judiciais do ex-prefeito Avelar, que até hoje depende de uma decisão de Brasília para manter a candidatura.

Enfim, vários fatores podem ter despertado os eleitores que se embicaram em direção ao vice-prefeito.

IRAN MORAIS, PÉRICLES FILHO e PADRE HERCULANO

Os dois candidatos _ Iran(5,33%) e Péricles (3,33%) -, somados, chegam ao patamar de, quase, 10% dos votos. Números que podem definir a fatura. 

Iran venceu o debate, segundo a mesma pesquisa. Péricles, embora jovem, conseguiu ocupar seu espaço. Enfim.

O atual prefeito Herculano, já fora da disputa, também pontuou – 4,33%, sinal de que há ainda votação que pode migrar para o candidato Beto Macedo.

As próximas duas semanas serão decisivas. Se o candidato Beto Macedo mantiver o ritmo, ameaça seriamente a liderança de Avelar Ferreira.

Possíveis apoios, intensificação dos debates nos meios de comunicação e melhores jogadas definirão o pleito.

Aguardemos, então, caros leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário