sábado, 14 de julho de 2012

Eleições: a " festa democrática"

Eleições municipais se avizinham. No Piauí, milhares de candidatos a prefeito e a vereador disputarão os cargos. 


O que era pra ser uma festa da democracia, torna-se um espetáculo grotesco. Um verdadeiro desfile de mentiras, hipocrisias e demagogia. Interesse público, na verdade, é só um adorno, um pano de fundo. O que se busca é enriquecimento ilícito, é poder pelo poder. A tentativa de se apropriar da máquina pública está no horizonte dessa turma. 

A justiça eleitoral tenta impor rigidez na fiscalização. O Processo Eleitoral é monitorado por promotores públicos a fim de, pelo menos, coibir a carnavalização da política. 

Mas, na maioria das vezes, é inútil. A burla é grande. Frauda-se pelo desejo incorrigível de fraudar. O risco vale a pena. Não é à toa que a disputa se dá de forma dramática. 

Muitos interesses em jogo, uma estrutura frágil de fiscalização e uma inclinação para fraudar. Tudo isso dá os contornos gerais para essa tão aclamada festa democrática. 

O resultado é o assalto sistemático aos cofres públicos. Licitações fraudulentas, concursos públicos fraudados, improbidade administrativa e tantas outros desvios que fazem de nosso país essa enormidade que é. 

A festa vai começar e vai se estender por quatro longos anos, até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário