segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um convite, um chamado

A ideia de criar um blog, de escrever, de postar diariamente notícias e informações reputadas, por mim, relevantes é uma forma de saciar o desejo de compartilhamento das coisas desse nosso mundo. É uma forma de sair do casulo, sair um pouco desse corpo cascudo que nos aprisiona. 


A leitura diária e, às vezes, obsessiva, sobre história, política e literatura acaba por exigir uma válvula de escape. É preciso compartilhar, expor opiniões sobre isso ou aquilo. Defender princípios que entendo relevantes, e atacar formulações que, embora travestidas de democráticas, escondem autoritarismo, arrogância e farsa, passa a ser uma obrigação moral.

O filtro é um só: democracia, estado de direito e liberdade de expressão.  Com esses caracteres em jogo é possível sair em defesa de quaisquer argumentos, sem medo da contradição e da patrulha politicamente correta dos que adoram bajular governos de plantão para atacar valores que garantem a eles o direito de se expressar. Adoram vilipendiar um sistema que permite a existência deles. Caso implantado o modelo que defendem, eles seriam os primeiros a serem eliminados.

Denuncio ideias vertidas por aqueles que se acham monopolistas do bem e da moral. Que acham que criticar um governo, um modelo, uma forma de agir, é reacionarismo. É golpismo. Não, não é não, senhores. É liberdade de expressão que, felizmente, não pode se extirpada por decreto. É uma conquista alcançada a machadadas democráticas.

Recentemente, um amigo me encontrou e me disse: que eu era muito apaixonado. Ele falou isso depois que discutimos política. Segundo ele, sou tucano. Apesar de grande amigo, até hoje não conseguiu me entender. 

Não percebeu, depois de tantos textos escritos e publicados, que sou apaixonado pela lógica, pela relação da causa e efeito. Que abomino a mentira como método de governo. Que não compreendo como alguém pode usar duas morais, duas lógicas. Uma para os que cometem crime, mas só querem "ajudar o povo". Outra para quem conseguiu implementar algumas reformas que deram novos contornos para o país. Estes, ainda que façam o bem, são demonizados, são tratados como canalhas.

Por isso, estou aqui. Pronto para defender ideias e compartilhar boas coisas. E, se necessário, e como é!, combater certas posições infantis, despidas de qualquer lógica e bom senso.

Bem-vindos a esse espaço...queridos...






Nenhum comentário:

Postar um comentário