terça-feira, 10 de julho de 2012

O cronista de escol


José Maria é uma das minhas leituras prediletas. Escreve como ninguém. Sabedor das coisas, maneja a língua com uma destreza de dar inveja. Vou republicar no meu blog algumas de suas criações. Ele escreve nos jornais da capital. É professor, educador e cronista do tope dos grandes que escrevem na imprensa nacional. Vale a pena.



8-7-12 Escorregões no português
José Maria Vasconcelos




               Rádio Assembleia

Tornei-me fã do programa de músicas piauienses da Rádio Assembleia, a partir das 8 da manhã. Bandas e músicas de ritmos quentes, de fazer sacolejar nem que seja a cabeça. As letras, nem falo, a maioria de ótima inspiração e qualidade. Quer saber a verdade? Eu não sabia que proliferam tantos talentos meio a bando de porcarias, especialmente alguns forrozeiros, cujos inspirados "artistas" merecem ação do Ministério Público, inclusive contra radialistas que promovem a safadeza com metáforas de evocação à droga e álcool, debochando da liberdade de expressão.


                 SUPER STAR

Quer escutar e pular com amigos bonita música e poesia piauienses? Não citarei o(s) autor(es) de SUPER STAR, porque não o(s)conheço, por conta da Rádio Assembleia, como outras, que cometem o crime(sim, crime) de não citar autoria, como é exigido nas artes em geral. Bote o som bem alto, ouça e pule:

"Meu sonho foi sempre ser artista de cinema / Ter fama em Hollywood, Timon e Ipanema / Andar pela cidade, todo mundo gritar: / Super, super, super star(bis) / Andar de Cadillac / Ter um motorista Jarbas / Ser capa da Manchete, do Times e do Pasquim / Andar pelas colunas da Elvira e do Ibrahim / Super, super, super star(bis) / Meu sonho sempre foi o de madame Salomé / Ser assim com os homens, com Nicinha e Pelé / Ter casa com piscina e morar no Itararé."

 Não sei quando o poema foi composto. Se se trata de um texto recente, melhor, porquanto alude às quimeras do sonho e da divagação do espírito, montadas com elementos e personagens do passado:Ipanema, bairro carioca, recanto antigo dos artistas da Bossa Nova e do Cinema Novo; Cadillac, automóvel chique dos anos 50, 60; Revista Manchete, em que desfilavam celebridades; Pasquim, tabloide dos tempos de chumbo militar; colunistas sociais Elvira Raulino e Ibrahim Sued; Madame Solomé, personagem vivida por Chico Anísio, exibindo a histérica vaidade de conversar, por telefone, com o presidente da República, dando pitacos; Nicinha, alienada mentalmente, costumava se enfeitar de adereços jovens e acompanhar blocos carnavalescos na Avenida Frei Serafim, anos 60 e 70. Saborosas evocações com magistral inspiração poética e ritmo quente para dançar.

Senhores radialistas e diretores de emissoras, em geral,  desculpem ousado desabafo: tomem vergonha na cara: botem a música para tocar, esta e as de outros artistas. Promovam-nos. Eles não compõem só para emissoras chapa branca. Mas vocês não lhes estendem a mão, porque os de fora pagam ou dividem cachê com festivais, muitas vezes, por farofa e pouca linguiça. Imitem o bairrismo cearense e baiano, onde muitos medíocres desfilam como celebridades, ocas de qualidade, e aqui, vocês os aplaudem porque é farto o jabá.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário